Perceba sua natureza transitória...

Desperte teu Sol Interno...

...e Siga a natureza silenciosa de teu coração.


MMSorge

Tradutor Universal


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O LIVRO DE ENOQUE - COMPLETO (AUDIO-BOOK)

O LIVRO DE ENOQUE - COMPLETO 
(AUDIO-BOOK)


LIVRO DE HENOQUE


O LIVRO APÓCRIFO DE HENOC (ou Henoque e Enoque - às vezes encontrados também como Enoch ou Enoc) tem origem a partir do nome do personagem cuja biografia aparece em Gênesis 5,21-24:

Quando Henoc completou 65 anos, gerou Matusalém. Henoc andou com Deus. Depois do nascimento de matusalém, Henoc viveu 300 anos e gerou filhos e filhas. Toda a duração da vida de Henoc voi de 365 anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou.

A tradição que dá tanta importância a essa pessoa deriva de dois fatos importantes citados na passagem acima: 1) Henoc andou com Deus e 2) Deus o arrebatou.
Quando terminou a sua vida Deus o "tomou consigo". Usa-se o verbo hebraico 'laqah', o mesmo usado para descrever a subida de Elias para os céus no carro de foto (2Reis 2,11). Trata-se de um ser assunto na comunhão plena com Deus. Esse é o destino do homem justo, que durante a vida caminha intimamente com o seu Senhor. É por isso que Henor entra na tradição bíblica posterior como um emblema para todo os fiéis. Assim escreve Sirácide (Eclesiástico) 44,16; 49,14: Henoc agradou ao Senhor e foi arrebatado, exemplo de conversão para as gerações. Ninguém sobre a terra foi criado igual a Henoc, ele que foi arrebatado da terra. Lucas o insere na sua genealogia de Jesus (3,37) e a Carta aos Hebreus 11,5 lembra a sua fé exemplar: Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, a fim de escapar da morte; e não o encontraram, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.


A FAMA DE ENOCH

A fama de Enoch se propadou tanto no judaísmo que com o seu pseudonimo apareceu o mais importante entre os textos apócrifo do Antigo Testamento, conhecido como Livros de Henoc, que chegaram até nós, um em versão etíope e outro numa tradução eslava.

Antes de tratar desses livros e entrar na questão que você põe, é importante lembrar que na Carta de Judas nos versículos 14 e 15, aparece citado a versão etíope do livro de Henoc: Profetizou Henoc, o sétimo dos patriarcas a contar de Adão, dizendo: "Eis que o Senhor veio com as suas milícias exercer o julgamento sobre todos os homens e argüir todos os ímpios de todas as obras de impiedade que praticaram e de todas as palavras duras que proferiram contra ele os pecadores ímpios."

OS LIVROS DE HENOC
Existem, na verdade, 3 livros chamados de Henoc. Henoc Etíope, chamado normalmente como Livro de Henoch. Henoc Eslavo, também conhecido como Apocalipse de Henoc ou Segredos de HENOC. Apocalipse Hebraica de Henoc
HENOC ETÍOPE


O livro não aparece nem na lista dos livros considerados inspirados pela Bíblia Hebraica e nem pela Bíblica Cristã. Embora apareça, como vimos, citado no Novo Testamento e em vários padres da Igreja, o livro não foi considerado inspirado pelo Espírito Santo.
Fragmentos desse texto foram encontrados nas grutas de Qumran, mas quando os judeus definiram o próprio cânon não incluirão na lista. Os cristãos, cujo cânon se baseia na Setenta (Tradução grega do Antigo Testamento) - para os católicos, ou no cânon hebraico - para os protestantes - não consideraram o livro como canônico porque não está presente nem na Setenta nem na lista da Bíblia Hebraica.

É chamado assim porque chegou até nós em língua etíope (na verdade uma antiga língua da Etiopia, chamada ge'ez). A primeira parte, dos capítulos 1 até 36 é chamada Livro dos Vigilantes. A segunda parte (capítulos 37-71) é conhecida como Livro das Parábolas. A terceira, dos capítulos 72 a 82 é chamada de Livro da Astronomia. A quarta parte, chamada de Livro dos Sonhos, é composta pelos capítulos 83-90. E finalmente, a quinta parte (91 - 104) é chamada de Carta de Henoc. Os capítulos 105-108 formam a conclusão e, às vezes, são ditos Apocalipse de Noé.

O LIVRO DE HENOC E O CÂNON BÍBLICO A Igreja cristã Etíope, invés, considera esse livro inspirado e ele se encontra na sua bíblia.
VERACIDADE DO LIVRO DE HENOC
Como você pode ler, através do link indicado acima, o conteúdo do livro é muito complexo.

A primeira parte fala de anjos infiéis e de viagens que Henoc realiza no céu, com os arcanjos e outros personagens. A segunda parte fala sobretudo do juízo, sobretudo contra os ímpios e os reis da terra. A terceira parte fala do calendário que parece ser o mesmo presente na comunidade de Qumran, onde foram descobertos os escritos do Mar Morto. A 4 parte, são contos de Henoc a Matusalém sobre seus sonhos. E, para concluir, Henoc anuncia o castigo para os pecadores e exorta os justos.

É difícil julgar a veracidade do livro, mesmo porque ele, com certeza, não pretende ser histórico. Para nós cristãos a decisão foi tomada pelos nossos padres quando definiram o cânon, a lista de livros considerados inspirados. Apesar disso o livro é muito importante, não só pelo fato de ter sido escrito antes de Mashiach , mas também pelo conteúdo. Por isso, estudá-lo é sempre recomendado.



***

ACHO QUE ISSO VAI INTERESSAR VOCÊ!
(JÁ SÃO MAIS DE 10.000 DOWNLOADS FEITOS!!!)
É GRATUITO!!!

___________________________________________________________________________________

Baixe gratuitamente o livro completoque reúne todas as informações sobre nossos 7 Chakras principais e saiba quais são as frequências sonoras que harmoniza e equilibra cada um deles, trazendo equilíbrio, saúde e reconexão espiritual!

POR TEMPO LIMITADO! - Download 100% Seguro

___________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Sol Interno, agradecemos seu comentário.
Gostou deste Blog? Ajude-nos a divulga-lo.

Obrigado

Namastê
FIAT LUX
PAX

MMSorge

Se o amante se lança na chama da vela e não se queima,
ou a vela não é vela ou o homem não é Homem,
Assim o homem que não é enamorado de Deus
e que não faz esforços para o alcançar não é Homem.
Deus é aquele que queima o homem e o aniquila
e nenhuma razão o pode compreender.

Mawlana Rumi - ' Fihi ma fihi'

Por Amor

Por Amor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

... És precioso aos meus olhos. Troco reinos inteiros por ti...

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

"Nem Cristão, Judeu, ou Muçulmano,

nem Hindu, nem Budista, Sufi ou Zen.

Nem uma Religião ou Sistema cultural.

Eu não sou do Oriente nem do Ocidente,

nem dos oceanos nem da terra,

nem material ou etéreo,

nem composto de elementos.

Eu não existo..."


Mawlana Jalaluddin Rumi