Pérolas de Sabedoria
Lao-Tsé
(ou Lao-Tzu)
A
Evolução Espiritual da Humanidade
(O
Influxo Divino e A Pluralidade das Existências)
LAO-TSÉ (ou LAO-TZU)
(Cerca de 604 a.C. - China)
“Nas profundezas do Insondável jaz o Ser.
Antes que o céu e a terra existissem, Já era o Ser.
Imóvel, sem forma.
O Vácuo, o Nada, berço de todos os Possíveis.
Para além de palavra e pensamento está o Tao,
origem sem nome nem forma, a Grandeza,
a Fonte eternamente borbulhante:
O ciclo do Ser e do Existir”.
Lao-Tsé
Mestre chinês Erh Dan Li ou
Lao Tsé ("O Velho Mestre")
Nascido
em Li-Erl, filho de uma humilde família chinesa; sua peregrinação pelo país em
constante aprendizado, sua conscientização dentro de um elevado saber, sua
consagração como superior dos Lamas e chefe espiritual de toda a China.
Lao
Zi (em chinês: 老子, transl. Lǎozi - pronunciado como Láu‑tz,
em mandarim) também escrito Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Láucio, Lao Tzi, Lao Tseu
ou Lao Tze foi um famoso filósofo e alquimista chinês. Sua imagem mais
conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal
é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas.
Segundo o texto de Wu Jyh
Cherng:
“Muitos
anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios
de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo
no céu.”
“Após
sua ascensão, retornou novamente à terra encarnado como filho único do senhor
Li Po Yang da província Shu.” Seu discípulo Yi Shi, o oficial da fronteira, o
reencontrou na aldeia da família Li. Diante dele a criança de três anos de
idade revelou sua verdadeira imagem. Seu corpo cresceu, transformando-se em luz
dourada branca. “Lao Tse pronunciou mais um ensinamento: o Tratado Maravilhoso
do Princípio Solar do Tesouro do Espírito (Ling Bao Yuan Yang Miao Ching). Após
concluir seu ensinamento, os duzentos membros da família Li ascencionaram
seguidos por Lao Tse e Yi Shi. Isso aconteceu no dia 28 de abril de 1118 A.C.”
“Depois
do segundo nascimento e ascensão, Lao Tse ainda retornou inúmeras vezes para
transmitir os ensinamentos e para ordenar as novas tradições. Por isso, é
chamado pelos taoístas como Sublime Patriarca do Caminho.”
Lao
Tsé, sem dúvidas, foi um dos mais elevados seres entre os que viveram na terra,
tendo legado à humanidade uma obra imortal o Tao Te Ching que atravessou
milênios chegando até os nossos dias com o mesmo valor de há 2600 passados. Não
se trata de um livro volumoso, pois não é uma obra enciclopédica e sim apenas
uma coletânea de 81 pequenos aforismos, mas que representam um imenso manancial
da sabedoria comum aos Grandes Mestres da humanidade.
Os
ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te King representam para o povo chinês
aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental. Por
certo o Tao Te Ching e a Bíblia são as duas obras editadas em maior número de
volumes e de línguas.
Sabe-se
com certeza que Lao Tsé (Lao Tzu) viveu na China, porém há muitas divergências
quanto à data exata. Realmente há dúvida se a data do nascimento de Lao Tzu
seja aquela citada pela maioria dos autores, desde que os dados sobre a vida
desse Mestre se baseiam em mitos e lendas.
Sobre
a infância de Lao Tsé pouco se sabe comprovadamente. Há uma obra chinesa muito
antiga chamada Shi Chi (Apontamentos Históricos) que diz que Lao Tsé, cujo nome
real era Erh Dan Li. Ele teria nascido no sul China numa região chamada Ch'u,
em torno do ano 604 a.C. Além da referida obra pouco se sabe de fonte
comprovada sobre sua vida, além dos versos do Tao e Ching. Algumas lendas
atribuem haver ele nascido entre 600 e 300 a.C..
Dizem
os mitos que Lao-Tzu tinha uma personalidade marcante e dotada de grande
afabilidade e inteligência e que recebeu tudo o que o seu pai poderia
oferecer-lhe em conhecimentos. Por sua dedicação aos estudos e pelo carisma que
detinha, lhe foi facilitado o ter se tornado discípulo de grandes mestres de
sua época.
Todos
os mitos dizem Lao Tsé haver sido um ser excepcional e até mesmo existe uma
lenda que diz haver ele sido “concebido imaculadamente por uma estrela cadente”
e permanecido no ventre materno por 62 anos, até que surgiu na terra no ano 604
a.C. já com a cabeleira branca.
Fontes
confiáveis atribuem a Lao-Tsé a missão de haver sintetizado o Monismo numa
doutrina que recebeu o nome de Taoísmo, em parte numa obra milenar conhecida
pelo nome de Tao Te Ching.
De
acordo com a tradição, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio) de
quem foi discípulo após haver vivido na China durante 80 anos se dirigiu para o
Tibet tendo antes deixado um pequeno livro, o Tao Te Ching que haveria de se
constituir a síntese do pensamento Monista chinês.
Não
há bastante evidência histórica de alguém de grande influência que haja vivido
na China com o nome de Lao Tzu no 6º século a.C., porém há registros históricos
(Shih-chi) de Su-ma Ch'ien do 2º século a.C. que citam um arquivista do
Tribunal de Chou e que pessoalmente instruíra Kung Fu Tzu (Confucius). Mas essa
afirmação é incompatível com outras crônicas que datam a morte de Lao Tzu meio
um século antes do nascimento de Confúcio.
De
acordo com a Tradição, Lao Tzu foi o guardião dos arquivos do tribunal imperial
e que aos oitenta anos partiu para a fronteira ocidental de China, onde é agora
o Tibet, entristecido e desiludido com as pessoas que estavam pouco dispostas a
seguirem o caminho da bondade natural.
Entre
os autores chineses há também aqueles que dizem que Lao Tsé se tornou o
guardião dos Arquivos Imperiais de Loyang (província chinesa de Honan), onde
viveu até a idade de 160 anos, quando, então, enojado com a hipocrisia e a
decadência da época, decidiu-se a procurar a virtude em um ambiente mais
natural. Vemos, portanto, que a data específica de nascimento de Lao Tzu é
desconhecida desde que grande parte da sua vida e obra se baseia em lendas. É a
Lao Tzu atribuída a autoria do “Tao-Te Ching” (tao-significando o modo de toda
a vida; te-significando o ajuste de vida pelo homem; e ching-significando texto
ou clássico).
Nem
mesmo se tem certeza de que o verdadeiro nome do autor do Tao Te Ching haja
sido Lao Tzu; e sim Erh Dan Li. Lao Tzu seria apenas um apelido, não o seu nome
real. Lao Tzu seria apenas de um título honorifico cujo significado seria “O
Velho Mestre”. Esta afirmativa tem como base um mito que diz que o termo “Velho
Mestre” tem como base o fato dele haver nascido já com uma cabeleira branca,
portanto, como um homem velho. Também se pode considerar que, no contexto de
ensinar e aprender, a palavra “mestre” pode significar “O Estudante Velho” tal
como na língua japonesa o nome “roshi” significa mestre de ensino de Zen.
Assim
como o nascimento de Lao Tsé é envolto em certo grau de mistério, mais ainda a
sua morte. Na verdade oficialmente nada mais se sabe dele após haver saído da
China, mas há uma lenda que ele partiu da terra com a idade de 162 e
transformou-se em um dragão.
Com
certeza Lao Tsé viveu por muitos anos na China até que decidiu partir em
direção a uma região que hoje constitui o Tibet. Foi nessa viagem que ele ao
atravessar a fronteira da China, em Hank Pass, um guarda chamado Yin Xi (Yin
Hsi), lembrou-lhe que possivelmente todos os seus ensinamentos logo cairiam no
esquecimento se alguma coisa não ficasse gravada, e assim pediu-lhe que, antes
de abandonar a fronteira da China, deixasse alguns ensinamentos básicos
registrados por escrito a fim de tudo aquilo que havia transmitido durante tantos
não caísse no esquecimento, para que pelo menos em parte pudessem ser
preservados para a posteridade. Lao Tzu, que antes jamais aceitara escrever os
ensinamentos por admitir que a observação da natureza era um mestre bem mais
confiável do que as palavras dos homens, mesmo assim resolveu atender ao pedido
do guarda e redigiu numa coletânea de 81 versos a síntese de sua sabedoria.
A
OBRA DE LAO TZU - O TAO TE CHING
Tao
- significando o modo de toda a vida;
Te
- significando o ajuste de vida pelo homem; e
Ching
- significando texto ou clássico.
A
Doutrina Taoísta, que tem sua essência representada pelos 81 versos do Tao Te
Ching ou Tao Te King, surgiu a mais de 2600 anos atrás.
Lao
Tsé, seu fundador, acreditava que pela simplicidade de ser, o homem poderia
encontrar seu caminho para a verdade.
Os
ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te King representam para o povo chinês
aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental.
De
acordo com a lenda, Lao Tzu era um arquivista da corte imperial e que aos 80
anos deixou seu cargo e saiu da China triste e desiludido em direção ao Tibet.
Mas também há os que afirmam que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de
versos escritos por vários pensadores que genericamente usavam o título de Lao
Tzu. Também existe afirmativa de que o Tao Te Ching provavelmente é uma
compilação, ou antologia, de declarações de vários escritores e escolas de
pensamento datando do 3º século a.C...
Coerentemente
com a sua maneira de pensar ele não escreveu princípios doutrinários, e sim
aforismos (versos) de forma tal que pudessem ser adaptados por qualquer pessoa
ante diversas situações. Algo aplicável a tudo e a todos, um escrito de forma
genérica e não especifica; um texto de natureza aberta que não possibilitasse
uma forma textual capaz de ser desvirtuado intencionalmente, ou simplesmente
ser deformado pelas traduções. Assim nasceu o fabuloso Tao Te Ching, um livro
de conhecimentos profundíssimos embora pouco volumoso desde que nele constam 81
aforismos em forma de versos, que mostram uma maneira de aplicação prática de
se viver em harmonia, dentro do equilíbrio das polaridades da manifestação do
TAO e simbolizada pelo Tei Gi.
Os
aforismos que compõem os 81 versos são de uma simplicidade desconcertante e o
que é bem especial, eles são adaptáveis a todas as atividades, a todos os
lugares, e a todas as épocas. Por esta razão é que existem centenas de
interpretações, cada uma delas especialmente direcionada para um determinado
campo de atividade. Por esta razão, de inicio o Tao Te Ching era uma obra
destinada aos sábios, aos líderes políticos, e aos governantes da China, mas,
com o transcorrer dos séculos, tornou-se uma obra destinada a qualquer pessoa.
Pela
razão exposta o Tao Te Ching é mais um texto de aplicação prática do que de
ensinamentos doutrinários diretos.
Originalmente
no Tao Te Ching foram usados cerca de 5.000 caracteres descrevendo o modo de
funcionamento e a manifestação do poder presente no mundo.
No
Extremo Oriente o Taoísmo é praticado sob duas formas: o Taoísmo Filosófico e o
Taoísmo Religioso; cada uma estuda a natureza sob um ponto de vista próprio. Os
Taoístas filosóficos vêem os ensinamentos do Tao apenas como um método de vida,
como um guia para a vida buscando essencialmente achar a harmonia entre o ser
com a natureza. Esta corrente acredita que se entendendo a harmonia da natureza
é possível alterá-la mediante um processo alquímico.
A
escola filosófica Taoísta tem suas raízes nos escritos do séc. XV e
relacionadas com Lao Tsé. Após haver ensinado durante toda sua vida Lao Tzu
estava decepcionado com o homem, que parecia não desejar seguir o caminho da
divindade. (Existem diversas traduções dos escritos de Tao, cada qual com uma
interpretação própria, e com algumas divergências, devendo-se, contudo, levar
em conta a existência. Existe grande dificuldade em se traduzir textos que
foram escritos em forma de parábola e em língua arcaica).
Os
Taoístas religiosos acreditam na existência de um lugar de grandes e pequenos
deuses, estudam a natureza procurando encontrar formas de mudá-la (alquimia).
Os Taoístas Religiosos desenvolveram complicadas cerimônias mágicas, e também
algumas formas de artes marciais, práticas mágicas, sendo a mais popular aquela
conhecida pelo nome de Bágua.
Na
realidade o Taoísmo baseia-se num dos Princípios Herméticos, o Principio da
Polaridade que diz ser a natureza bipolar, pois tudo nela tem um oposto. Na
essência o universo conhecido é composto de componentes opostos; vezes físicas
hard/soft; claro/escuro; vezes morais, bom/ruim; vezes biológicos,
masculino/feminino. Etc. Tudo no universo pode ser classificado em duas
polaridades Yang (pronuncia "yong") ou Yin.
Sua
doutrina, em síntese, pousa no TAO – cuja noção metafísica é Aquilo que existiu
muito antes dos homens dele tomarem conhecimento. Quanto ao significado vulgar,
TAO quer dizer via ou caminho. Ele porém é muito mais que tão simples
definição. Basta dizer que é impossível defini-lo sem o auxÍlio da noção exata
de Yin-Yang.
Há
muitos sentidos para o significado do nome Tao Te Ching. Um deles define o Tao
Te Ching como “As Leis da Virtude e seus caminhos”. Tao Te King, também escrito
Tao Te Ching (pronuncia-se: Dao Dê Jing) significa: Ching (livro, escrito,
manuscrito), Tao (Infinito, a Essência, a Consciência Invisível, o Insondável,
o como, de como as coisas acontecem). Literalmente, portanto, significa “O
livro de como as coisas funcionam” e na realidade é este o seu objetivo,
mostrar como as coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa “O
Livro que Revela Deus” e “O livro que leva à Divindade”.
Cita-se
uma terceira obra atribuída a Lao-Tsé, a Chuang Tse, mas em nossos dias pouco
se sabe do modo como ele apresentou o Taoísmo.
Uma
indagação comumente feita diz respeito à diferença que existe entre o Taoísmo e
o Confucionismo. Qualquer verdade
atribuída ao Taoísmo e ao Confucionismo tem que ser vistos lado a lado como
duas formas distintas direcionadas às condições sociais, políticas e
filosóficas da China. Enquanto o Confucionismo está muito relacionado às
relações sociais, com a conduta e a sociedade humana, por sua vez o Taoísmo tem
um caráter muito mais pessoal e místico.
Lao
Tsé pelo que se sabe foi verdadeiramente um sábio conselheiro, razão pela qual
atraiu muitos seguidores, embora sempre haja se recusado a fixar suas idéias
por escrito, por acreditar que as palavras poderiam estabelecer algum dogma
formal. Lao Tzu desejava que a sua filosofia permanecesse apenas como um modo
natural de vida estabelecido sob uma base de bondade, serenidade e respeito.
Assim ele não estabeleceu nenhum código rígido de comportamento, preferindo
ensinar que a conduta de uma pessoa deve ser governada pelo instinto e pela
consciência.
Lao
Tsé, com sua sabedoria atraiu muitos seguidores, ensinava que nenhuma tarefa
deveria ser apressada, bastante, que tudo deve acontecer no seu devido tempo
acreditava que a “simplicidade” era a chave para a verdade e a liberdade, assim
encorajava seus seguidores para observarem mais a natureza do que aos
ensinamentos de mestres; a observarem e entenderem as leis da natureza, a
desenvolverem a intuição e a construir um poder pessoal a ser usado para se
conduzir na vida com carinho e sem imposição da força.
[1]
No Site www.symbolsite.com na sessão Taoísmo há uma aplicação dos 81 versos
relacionados a relação entre Mestre e discípulo.
[2]
Existem diversas traduções dos escritos de Tao, cada qual com uma interpretação
própria, e com algumas divergências, devendo-se, contudo, levar em conta a
existência. Existe grande dificuldade em se traduzir textos que foram escritos
em forma de parábola e em língua arcaica.
[3]
Há mais de uma grafia para este nome.
José Laércio do Egito - F.R.C.
email: thot@hotlink.com.br
Outra Fonte...
O
supremo Mestre chinês, nascido por volta de 604 a.C., tem sua existência
mesclada de fatos históricos e lendários. Em termos místicos, diziam os antigos
que ele foi concebido por sua mãe mediante o raio de uma estrela, que o
conduziu durante 160 anos. Lendariamente, afirmava-se que ele já nascera velho
e de cabelos e barbas brancos. Talvez haja nessa lenda a maneira poética de
justificar a sabedoria de Lao-Tsé.
Sua
doutrina, em síntese, pousa no TAO – cuja noção metafísica é Aquilo que existiu
muito antes dos homens dele tomarem conhecimento. Quanto ao significado vulgar,
TAO quer dizer via ou caminho. Ele porém é muito mais que tão simples
definição. Basta dizer que é impossível defini-lo sem o auxÍlio da noção exata
de Yin e Yang.
Yin e Yang
Os
chineses, em sua linguagem metafórica, dizem que Yin expressa as nuvens e o
tempo sombrio, enquanto Yang assume a figuração de um sol acima do horizonte.
Por vezes Yin toma o aspecto obscuro e Yang, o luminoso em tudo quanto existe
na alma humana e na natureza. Ambos, no entanto, só existem mediante a mútua
correlação: um de sapareceria sem o outro. Eles equivalem ao ritmo cósmico e
telúrico. Yin é passivo e feminino; Yang é ativo e masculino.
No
I Ching (Livro das Mutações) obra de Lao-Tsé, o Yin é assinalado por uma linha
interrompida: —— ——; e Yang por uma linha contínua: ————. A combinação dessas
linhas forma os trigramas e os hexagramas.
Os
trigramas teriam sido revelados por Fo-Hsi, no século XXVIII a. C.; segundo a
lenda, este sábio os recebera de um Dragão vindo de um rio...
Os
trigramas são dispostos em forma circular em torno de Yin e Yang e, comumente,
servem como meio de proteção mágica. Até hoje são usados nas portas dos magos
orientais, tanto chineses quanto vietnamitas. Os trigramas, por sua
complexidade, merecem estudos mais acurados.
Os
hexagramas estão reunidos no I Ching. São figuras de seis traços cada uma.
Estes traços podem ser contínuos ou descontínuos (—— ou — —). Eles representam
o TAO ou princípio universal que rege a ordem.
Os
hexagramas são ao todo 64:
o
primeiro, representando Yang, forma um grupo de 6 linhas contínuas: o segundo,
expressando Yin, forma o grupo de 6 linhas descontínuas:
Yang Yin
————
—— ——
————
—— ——
————
—— ——
————
—— ——
————
—— ——
————
—— ——
————
—— ——
As
múltiplas combinações simbólicas dos hexagramas apresentam os elementos
constitutivos do Universo e a captação psicológica do indivíduo. Por fim, os
hexagramas formam um jogo de profunda complexidade.
Lao-Tsé
Até
agora tudo que afirmamos acima favorece encontrar o valor de Tao defendido por
Lao-Tsé. Embora haja várias interpretações, o Tao, herdado por este pensador da
filosofia de Fo-Hsi, foi traduzido como razão, palavra (ou Verbo) e senda. É
interessante lembrar que quando os padres cristãos resolveram verter para o
chinês o Novo Testamento, de Jesus, colocaram no capítulo de João o seguinte
texto: "No começo foi o Tao, e o Tao estava com Deus e o Tao era
Deus."
Embora
Lao-Tsé tivesse se inspirado na doutrina de Fo-Hsi, mostrou interesse em conservar
o sentido tradicional, oculto, da palavra Tao. No seu livro o Tao-te-King,
afirma: "O Tao que pode ser compreendido não é o verdadeiro Tao."
Fo-Hi
Para
Fo-Hsi o Tao não é a soma de Yin e Yang, uma vez que Yin e Yang subsistem
simultaneamente. O Tao porém não deixa de ser o regulador ou equilíbrio entre
as polaridades feminina e masculina ou negativa e positiva. O Tao é, melhor
dito, o princípio da ordem. Em parte é nesta ordem que Lao-Tsé formula seu
pensamento, até quando desce à noção ética. Por isso ele deplora a desagregação
da sociedade de seu tempo, ausente do princípio moderador. Daí afirmar, com
veemência, no Tao-te-King: “Retirar-se para a obscuridade é o caminho do Céu.”
A
obra de Lao-Tsé jamais foi do agrado popular. Teria ele sido, para muitos
eruditos, mais um pensador do que propriamente um escritor. Por isso contam-se
fatos curiosos a seu respeito. Entre eles ficou a história do imperador chinês,
do III século de nossa Era, que, gostando do livro de Lao-Tsé, lia-o para os
súditos diariamente, mas ameaçava com cruéis castigos o ouvinte que se
espreguiçasse ou bocejasse durante a leitura do Tao-te-King.
Não
era porém tão insípido o texto taoísta. Nesse ponto, a opinião de Confúcio
é-lhe extremamente favorável. Não importando que a direção mental de Confúcio e
Lao-Tsé tomem , não raro, caminhos opostos. Este foi mais metafísico, aquele
mais pragmático. Quando Confúcio encontrou com Lao-Tsé, tinha 30 anos e o velho
mestre 80. Ambos, por seus títulos, atingiram a mesma grandeza: Lao e Kung,
possuem o mesmo significado de mestre.
As
afirmações morais de Lao-Tsé se antecipam muitas vezes ao pensamento de Jesus.
Diz ele: “Aos que são bons para mim, eu sou bom. E aos que não são bons para
mim, eu também sou bom.” E mais adiante afirma: “Pague a ofensa com a bondade.”
Aliás, já tem sido muito estudada a similitude entre o pensamento de Lao-Tsé e
do Nazareno.
Lastimavelmente,
através do tempo, houve um processo degenerativo dos conceitos básicos,
espirituais do verdadeiro taoísmo.
A
fonte porém ainda pode ser encontrada em sua pureza por todos que prefiram ler
e, meditativamente, vencer as dificuldades da obra de Lao-Tsé. Os comentários
sobre as grandes doutrinas são quase sempre desabonadores e perigosos quanto à
desvirtuação dos textos originais.
Em
seu sentido mais antigo, o Tao-te-King era traduzido com mais acerto como o
Livro da Perfectibilidade da Natureza. Isto advindo do teor cosmogônico que,
por sua vez, abrangia as doutrinas fundamentais da Cosmogênese.
Afirmava
Lao-Tsé, em sua obra, que no princípio não havia nada além do Espaço Infinito.
A Vida fez-se por si mesma ou seja do Princípio que existe e desenvolve por si
próprio. É aqui que então se enquadra o termo Tao, desconhecido e insondável.
Do mesmo modo, a Natureza, para esse filósofo oriental, era incriada, inata e
eterna em sua energia. Seu conceito filosófico deixa dúvidas quanto a sua
crença em Deus, ou seja, num Deus cultuado e aceito pela maior parte das
religiões; pois o Tao que ele adotava em sua dissertação jamais se poderia
chamar de uma divindade.
Por
fim, o Tao permanece envolto em mistério. Se não é Deus como transparece nas
afirmações de Fo-Hsi e de Lao-Tsé, ele é semelhante a um Poder de plena energia
onipresente. Isto é o que se deduz das últimas lições que o autor do
Tao-te-King deu a Confúcio:
"O
Tao não é algo que se possa oferecer como uma dádiva,
nem
legá-lo aos filhos. A única maneira de possuí-lo
seria a de dar-lhe lugar no coração."
Lao-Tsé
Pintura
da Dinastia Qing onde Confúcio
apresenta
a Lao Zi o
jovem Buda Gautama
“Há
um Tempo para estar na frente,
um
Tempo para estar atrás,
um
Tempo para estar em movimento,
um
Tempo para estar parado,
um
Tempo para ser vigoroso,
um
Tempo para estar exausto,
um
Tempo para estar em segurança,
um
Tempo para estar em perigo.
O
mestre vê as coisas como elas são,
sem
tentar controlá-las.”
Lao-Tsé
Não
lembra Jó, no livro bíblico?
Lao
Zi representado
como divindade Taoísta
Frases
de LAO-TSÉ:
“Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado,
as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente.”
“As palavras verdadeiras não são agradáveis
e as agradáveis não são verdadeiras.”
“Quem conhece a sua ignorância
revela a mais profunda sapiência.
Quem ignora a sua ignorância
vive na mais profunda ilusão.”
“O sábio pode descobrir o mundo
sem transpor a sua porta.
Vê sem olhar, realiza sem agir.”
“Conhecer os outros é inteligência,
conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria.
Controlar os outros é força, controlar-se
a si próprio é verdadeiro poder.”
“Quem conhece os outros é sábio;
Quem conhece a si mesmo é iluminado.”
“Se não podes avançar uma polegada,
retrocede um pé.”
“Saber que não se sabe, isso é humildade.
Pensar que um sabe o que não sabe, isso é doença.”
“Na condução das questões humanas
não existe lei melhor do que o autocontrole.”
“Aquele que tudo julga fácil,
encontrará muitas dificuldades.”
“Nada é impossível a quem pratica a contemplação.
Com ela, tornamo-nos senhores do mundo.”
“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias.
Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”
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