A MÚSICA
O Som
As sete escalas sonoras e as 49 notas!
MESTRE GNÓSTICO SAMAEL AUN WEOR
Trechos extraídos das obras: Logos Mantram e Teurgia e Música, Meditação e Iluminação.
No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele
estava no princípio com Deus.
Todas
as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele
estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas e as
trevas não a compreenderam.
Em
todo o Cosmos existe a escala sonora dos sete tons.
Os
sete tons da grande escala ressoam em todo o universo, com os ritmos
maravilhosos do fogo.
O Mahavan e o Chotovan são os ritmos do fogo que sustentam o universo firme em
sua marcha.
Os
sete Cosmocratores da Aurora da Criação celebraram os rituais do fogo cantando
nos Templos.
Sem
o Verbo criador, sem a magia da palavra, sem a música, o universo não
existiria, no princípio era o Verbo.
Velhas
tradições arcaicas dizem que o conhecimento relativo à sagrada
Heptaparaparshinokh (a Lei dos Sete) foi revivido muitos séculos depois da
catástrofe da Atlântida, por dois santos irmãos iniciados chamados
Choon-kil-tez e Choon-tro-pel, os quais atualmente encontram-se no Planeta
Purgatório, preparando-se para entrar no Absoluto.
Em
linguagem oriental se diz que o Planeta Purgatório é a região de Atala, a
primeira emanação do Absoluto.
Estes
dois santos eram irmãos gêmeos. O avô destes dois iniciados foi o Rei
Koniutzion, quem governou sabiamente o antiquíssimo país asiático chamado
naquela época Maralpleicie.
O
avô Rei Koniutzion descendia de um sábio iniciado atlante, membro distinto da
Sociedade de Akhldanns, sociedade de sábios que existiu na submersa Atlântida
antes da segunda catástrofe Transapalniana.
Os
dois sábios irmãos santos viveram os primeiros anos de sua vida na arcaica
cidade de Gob, no país chamado Maralpleicie, porém tempos depois refugiaram-se
nesse país que mais tarde se chamou China.
Os
dois irmãos iniciados viram-se obrigados a emigrar, saindo de sua terra natal
quando as areias começaram a sepultá-la. Gob foi sepultada pelas areias e hoje
esse lugar é o deserto de Gobi.
Os
dois irmãos, em princípio, só se especializaram em medicina. Porém, depois
tornaram-se grandes sábios e viveram no lugar que mais tarde se chamou China.
Puderam
comprovar que existe íntima afinidade entre a música e a cor. Por exemplo, um
raio colorido correspondente dirigido sobre qualquer elemento do ópio
transformava-o em outro elemento ativo.
Obtinha-se
o mesmo resultado se, em lugar de raios coloridos, dirigiam-se as
correspondentes vibrações sonoras das cordas de um instrumento musical
conhecido naquela época com o nome de Dzendvokh.
Ao
se fazer passar qualquer raio colorido através das vibrações das ondas sonoras
das cordas do Dzendvokh, aquele toma outra cor correspondente às vibrações
manifestadas por meio da corda dada.
O
Dzendvokh foi um aparelho de música formidável, com o qual se logrou verificar
o poder das notas musicais sobre o ópio e em geral sobre toda a criação.
Muitos
séculos depois do sagrado Rascooarno (morte) dos irmãos santos, houve um Rei
muito sábio que, baseando-se nas mesmas teorias dos dois iniciados mencionados,
construiu um instrumento musical chamado Lav-merz-nokh, com o qual pôde
verificar muitas maravilhas relacionadas com a música.
O
maravilhoso de tal aparelho musical é que tinha quarenta e nove cordas, sete
vezes sete, correspondentes às sete vezes sete manifestações da energia
universal.
Este
aparelho foi formidável, tinha sete oitavas musicais que estavam relacionadas
com as sete vezes sete formas de energia cósmica. Assim foi como a raça humana
daquela época conheceu em carne e osso o Hanziano Sagrado, o som Nirioonossiano
do mundo.
Todas
as substâncias cósmicas que surgem de sete fontes independentes estão saturadas
pela totalidade de vibrações sonoras que o mencionado aparelho de música podia
fazer ressoar no espaço.
Não
esqueçamos jamais de que nosso Universo está constituído por sete dimensões e
que cada uma destas tem subplanos ou regiões.
O
aparelho musical construído pelo Rei Too-toz, fazia vibrar intensamente todas
as sete dimensões e todas as quarenta e nove regiões energéticas.
Atualmente,
já temos música revolucionária formidável e maravilhosa, baseada no Som 13, mas
necessitamos com urgência de aparelhos de música como o do Rei Too-toz.
Necessitamos
vivificar as vibrações do som Nirioonossiano do nosso mundo para vivificar as
fontes cósmicas das substâncias universais e iniciar com êxito uma nova era.
O
mundo foi criado com a música, com o verbo, e devemos sustentá-lo e
revitalizá-lo com a música, com o verbo.
A
santa Lei sagrada do Heptaparaparshinokh serve de fundamento a toda a
septenária escala musical.
É
urgente que todos compreendam a necessidade de estudar música.
É
urgente que todos cantem sempre as cinco vogais I, E, O, U, A.
É
necessário compreender o valor da palavra e não profaná-la com pensamentos
indignos.
É
tão mal falar quando se deve calar, como calar quando se deve falar.
Há
vezes em que falar é um delito e há vezes em que calar é um delito.
Há
silêncios delituosos e existem palavras infames.
Os
deuses criam com o poder do Verbo porque no princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus e o Verbo era Deus.
Existe
uma língua universal de vida que só é falada pelos Anjos, Arcanjos, Serafins
etc.
Quando
o fogo sagrado floresce em nossos lábios fecundos feito verbo, a palavra se faz
carne em nós.
Todos
os mantrans que conhecem os ocultistas são unicamente sílabas, letras, palavras
isoladas da linguagem da luz.
Ao que sabe, a palavra dá poder; ninguém a
pronunciou, ninguém a pronunciará senão somente aquele que a tem encarnado.
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