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sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Cristo - Seu Significado


O Cristo


  
É uma palavra derivada do grego Chrestos - a forma gnóstica primitiva de Cristo. Já era usada desde o século V a.C. por Ésquilo, Heródoto e outros. Chréstés, por exemplo, “é aquele que explica os oráculos”, “profeta ou adivinho”. Justino mártir, provavelmente o primeiro escritor cristão, em sua primeira Apologia denomina seus correligionários de chréstianos. Lactâncio (o padre da igreja que condenou o heliocentrismo como coisa do diabo) diz que só a ignorância levou os homens a se denominarem cristãos em vez chréstianos.

Os termos Cristo e cristãos (antigamente escritos como Chrést e Chréstianos) foram tirados de templos pagãos e, naquele tempo, Chréstos significava “um discípulo posto à prova, um candidato à hierofante”. Na simbologia mística, de fato, Christés ou Christos significava “já haver percorrido o caminho”.

Após o discípulo “haver percorrido o caminho” era ungido (friccionado com óleo, como parte de uma cerimônia esotérica) e convertido em Christos (o purificado). “Ao fim do caminho está Chréstes, o Purificador e uma vez terminada a união, o Chréstos (o Homem de Dor), convertia-se em Christos.

O apóstolo Paulo sabia dessas coisas, iniciado que era nos Mistérios Gnósticos (Ver Gálatas IV, 19). Os profanos, os externos, os não-iniciados sabiam apenas que Chréstés de algum modo se relacionava com o sacerdote ou o profeta, mas nada sabiam do verdadeiro e oculto significado de Christos e, por isso mesmo - como Lactâncio e Justino - preferiam ser chamados de chrestianos e não de christãos.

Por enquanto ficamos aqui. Mais adiante, quando abordarmos os temas da Alta Iniciação, falaremos da Cristologia e de como qualquer Iniciado pode vir a servir de veículo de manifestação do Cristo Cósmico.


Fonte:
ARCANO 2

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Se o amante se lança na chama da vela e não se queima,
ou a vela não é vela ou o homem não é Homem,
Assim o homem que não é enamorado de Deus
e que não faz esforços para o alcançar não é Homem.
Deus é aquele que queima o homem e o aniquila
e nenhuma razão o pode compreender.

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